Foi oficialmente constituído o Fórum de Residências em Saúde Coletiva da Abrasco. A reunião que oficializou a fundação aconteceu nesta quinta-feira, 11 de abril, de forma virtual e contou com a participação da presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, e de representantes de programas de residências de todo o Brasil.
O Fórum de Residências é o quarto fórum da Abrasco e nasce com o objetivo de promover o diálogo e cooperação entre os seus integrantes e de ser um espaço de articulação dos programas. Como forma de garantir sua pluralidade e representatividade, ele reunirá representantes dos programas de residências Multiprofissionais em “Saúde Coletiva”, “Saúde da Família e Comunidade” e “Medicina Preventiva e Social”.
A criação do Fórum de Residências vai de encontro com os propósitos da Abrasco em fortalecer a formação em Saúde Coletiva. A ideia surgiu em uma oficina realizada no 13° Abrascão, realizado em 2022, na cidade de Salvador, e, agora, pôde ser concretizada. A presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, celebrou esta conquista: “este fórum é importante porque ele é a instância de espaços de articulação que nos faltavam. Nós já temos um fórum de graduação e um fórum de pós-graduação. Agora passamos a reconhecer oficialmente a singularidade dos programas de residência e, assim, contribuir mais profundamente com a valorização destes programas”, destaca.
Rosana avalia ainda que a constituição do Fórum se concretiza em um momento em que a conjuntura política é favorável: “a recente regulamentação da profissão de sanitarista, a presença da professora Isabela Cardoso na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS e a própria habilidade da Abrasco em produzir consensos, contribuem para a criação de um cenário bastante promissor”, conclui.
Estiveram presentes na reunião 16 representantes de programas de residência, que celebraram o momento e elencaram pautas fundamentais para iniciar as discussões. O esvaziamento das residências, as dificuldades frequentes de financiamento, e a criação de estratégias de diálogo e apoio aos residentes foram algumas delas. Ainda durante a reunião, foi definida uma comissão que conduzirá o início dos trabalhos do Fórum. Ela será composta por Lídia da Silva Pereira de Oliveira (ENSP/Fiocruz), Alexandre Nemes (USP) e Andréa Cardoso (UFOPA).
Os próximos passos previstos são a finalização do diagnóstico dos programas de residências do Brasil e a elaboração de uma matriz de competências do Fórum. Confira aqui a lista completa dos Programas que integram oficialmente o Fórum:
FIOCRUZ/ENSP
– Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
– Residência Multiprofissional em Saúde da Família
– Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador
FIOCRUZ/IAM
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
IMIP
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
UFBA/ISC
– Residência com concentração em Planejamento e Gestão em SaúdeResidência Multiprofissional com Ênfase na Primeira Infância no Contexto do Zika Vírus, orientada para o Desenvolvimento Infantil na Comunidade
– Residência com área de Concentração em Epidemiologia e Serviços de Saúde
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase na primeira infância no contexto da Atenção Primária
UFOPA
– Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família para a população do Baixo Amazonas
UFPE/CAV
– Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde
UFPR/DSC
– Residência Multiprofissional em Saúde da Família
UFRJ/IESC
– Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
UFSCAR
– Residência Multiprofissional em Saúde da Família
UFU
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
UNESC
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
– Residência Multiprofissional em Saúde da Família
UNESP/FMB/DSP
– Residência Médica em Medicina Preventiva e Social
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
UNICAMP/FCM/DSC
– Residência de Medicina Preventiva e Social
– Residência de Medicina de Família e Comunidade
USP/FM/DMP
– Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária
– Residência Médica em Medicina Preventiva e Social
Fóruns da Abrasco
Com esta criação, a Abrasco passa a ter 4 fóruns de caráter permanente. Os Fóruns são espaços de natureza consultiva e de apoio à Abrasco em sua missão de promover a difusão do conhecimento e fortalecer as instituições de ensino e pesquisa que compõem o campo da Saúde Coletiva. Conheça:
– Fórum de Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação em Saúde Coletiva”, composto pelos coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu em Saúde Coletiva
– Fórum de Graduação em Saúde Coletiva: formado por representantes de cursos de graduação em Saúde Coletiva:
– Fórum de Editores de Saúde Coletiva: constituído pelos editores dos periódicos em Saúde Coletiva
O post Abrasco cria Fórum de Residências em Saúde Coletiva apareceu primeiro em Abrasco.